Pesquisar

África do Sul - Copa 2010


África do Sul

Clima temperado, em parte por estar rodeada pelos oceanos Atlântico e Indico em três lados, pela sua localização climaticamente mais leve no hemisfério sul e devido à altitude média, que sobe de forma constante em direção ao norte (em direção ao equador) e mais para o interior. Devido a esta topografia variada e pela influência oceânica,
o país tem uma grande variedade de zonas climáticas.
As zonas climáticas variam, desde o deserto de Namibe no noroeste ao clima subtropical no leste, ao longo da fronteira com moçambique e com o oceano Índico.

Demografia: África do Sul é uma nação de cerca de 50 milhões de pessoas de diversas origens, culturas, lìnguas e religiôes. O último censo foi realizado em 2001 e o próxima será em 2011. O statiscs south africa classifica a população em cinco categorias raciais pelas quais as pessoas podem se classificar. No meio do ano 2009 os valores estimados para essas categorias foram negro africanos com 79,3%, brancos com 9,1% ,colorados com 9,0, e Indianos ou Asiáticos com 2,6% da população.
Mesmo com o crescimento populacional da África do Sulna última década (principalmente devido à imigração o pais tinha uma taxa de crescimento populacional anual de -0,501% em 2008 (est. CIA), incluindo a imigração.

Clima:A África do sul tem um clima em geral, um clima temperado, em parte por estar rodeada pelos oceanos Atlântico e Índico em três lados, pela sua localização climaticamente mais leve no hemisfério sul e devido à altitude média, que sobe de forma constante em direção ao
norte (em direção ao Equador) e mais para o interior. Devido a esta topografia variada de zonas climáticas. As montanhas Drakensberg, a mais alta cadeia de montanhas
da África do Sul. As zonas climáticas variam, desde o deserto de Namibe no noroeste ao clima subtropical no leste, ao longo da fronteira com Moçambique e com o oceano Índico. Do leste, a terra sobe rapidamente sobre uma escarpa de montanha em direção ao planalto interior conhecida como Highvels. Embora a África do Sul seja classificada como semi-árida, há uma variação considerável no clima, bem como na topografia.
Politica: A África do Sul tem três capitais: cidade do Cabo a maior das três, é a capital legislativa; pretória é a capital administrativa e bloemfontein é a capital judiciária. A África do Sul tem um parlamento bicameral: o conselho nacional de províncias(câmara alta), tem 90 membros, em quanto a assembleia nacional (câmara baixa) tem 400 membros.
Problemas Sociais:
segundo uma pesquisa pra o período de 1998-2000 foi elaborada pela organização das nações unidas,a África do Sul foi classificada em segundo lugar em assassinatos
e em primeiro lugar para assaltos e estupros per capita. As
estatísticas oficiais mostram que 52 pessoas são assassinadas todos os dias na África do Sul. O número relatado de estupros por ano é de 55.000, e estima-se que 500 mil estupros são cometidos anualmente na África do Sul. O total de crimes per capita é o 10º entre os 60 países no conjunto de dados. O estupro é um comum na África do Sul.
Relevo:
O relevo africano, predominantemente planáltico, apresenta considerável altitude média - cerca de 750 metros. As regiões central e ocidental são ocupadas, em sua totalidade, por planaltos intensamente erodidos, constituídos de rochas muito antigas e limitados por grandes escarpamentos.
Os planaltos contornam depressões cortadas por rios, nas quais também se encontram lagos e grandes bacias hidrográficas, como as do Nilo, do Congo, do Chade, do Níger, do Zambeze, do Limpopo, do Cubango e do Orange.
Ao longo do litoral, situam-se as planícies costeiras, por vezes bastante vastas. Destacam-se, a oeste e nordeste do continente, quando se estendem para o interior. As planícies ocupam área menor do que a dos planaltos. Podemos citar as planícies do Níger e do Congo.
Na porção oriental da África encontra-se uma de suas características físicas mais marcantes: uma falha geológica estendendo-se de norte a sul, o Grande Vale do Rift, em que se sucedem montanhas, algumas de origem vulcânica e grandes depressões. É nessa região que se localizam os maiores lagos do continente, circundados por altas montanhas, de mencionar o Quilimanjaro (5895 metros), o monte Quênia (5199 metros) e o Ruwenzori (5109 metros).
Saúde:
A expansão da AIDS (síndrome da imuno-deficiência adquirida) é um problema alarmante na África do Sul chegando a atingir 31% das mulheres grávidas em 2005 e uma taxa de infecção nos adultos estimada em 20%. A ligação entre HIV, um vírus transmitido principalmente por contato sexual, e SIDA foi negado a muito tempo pelo presidente Thabo Mbeki e pelo ministro da saúde Manto Tshabalala-Msimang, que insiste que as muitas mortes no país são causadas por má nutrição, e muita pobreza, e não pelo HIV. Em 2007, em resposta a pressões internacionais, o governo fez esforços para combater a SIDA. Em setembro de 2008 Thabo Moeki foi expulso pelo Congresso Nacional Africano e Kgalema Motlanthe foi apontado para o interim. Uma das primeiras ações de Motlanthe foi substituir Tshabalala-Msimang pelo atual ministro da saúde.
Fauna e flora:
A África do Sul ocupa a sexta posição na lista dos dezessete países megadiversos do mundo, com mais de 20 mil plantas diferentes, ou cerca de 10% de todas as espécies de plantas conhecidas na Terra, tornando-se particularmente rica em biodiversidade vegetal. O bioma predominante na África do Sul é a pastagem, onde a cobertura vegetal é dominada por diferentes gramíneas, arbustos baixos e acácias.

Inúmeros mamíferos são encontrados nas terras sul africanas, incluindo: leões, leopardos, rinoceronte, gnu, antilopes, impalas, hienas, hipopótamo e girafas. A África do Sul abriga muitas espécies endêmicas, entre elas muitas estão em perigo crítico de extinção.

Leia mais: http://planetadobem.blogspot.com/2010/05/fauna-e-flora-da-africa-do-sul.
mascote da copa:

zakumi o mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 é um leopardo fanático por futebol. Seu nome, Zakumi, vem da fusão entre "ZA", que é uma abreviação para África do Sul (Zuid-Afrika, em holandês, que já foi língua oficial no país), e "kumi", que significa "dez" em várias das línguas nativas da África.
O desenho do mascote foi todo feito na África do Sul. Seus cabelos pintados de verde seriam uma forma de camuflagem nos gramados, da mesma forma que suas pintas o camuflam nas savanas durante a caça.